segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Until Fear No Longer Defines Us [1ª Arte]

Ghost Brigade
2011

Acompanho o trabalho que tem vindo a ser feito por estes finlandeses e a sensação com que fico ao terminar de ouvir este «Until Fear No Longer Defines Us» é: apenas com 3 álbuns na bagagem e 6 anos de existência, Ghost Brigade deixaram de ser uma banda influenciada pela sonoridade de outras (Katatonia ou Cult Of Luna, para servir de exemplo) e passaram a ser eles próprios uma influência. O doom/death metal melódico, misturado com a melancolia de um embalador “post”-rock depressivo, dão um toque único à sonoridade praticada pelo grupo.

A evolução é notória. Não tendo nenhum dos álbuns anteriores sido sequer abaixo da média, este último é sem dúvida o melhor, mais forte, consistente e melódico.
Não existe uma má música. A «Chamber» puxa o arrepio, «Grain» e «Breakwater» são uma sequência brilhante e «In The Woods» juntamente com «Soulcarvers» fazem, respectivamente, um excelente inicio e inesquecível final.

Da talentosa voz do Manne Ikonen aos inspirados e contagiantes riffs, das malhas mais pesadas e guturais às mais catchies e de voz limpa (a um pouco de ambas), «Until Fear No Longer Defines Us» é feito de músicas que seguem um caminho de agradável atmosfera sombria, o qual dá vontade de percorrer durante muito tempo. - 8,8/10