sábado, 1 de outubro de 2011

Actividade Paranormal [7ª Arte]

Paranormal Activity (imdb) / Paranormal Activity 2 (imdb)
Terror / Suspense
2007 / 2010

A minha lista de causas de insucesso a apontar relativamente a filmes de terror são muitas: desde aquele terror previsível e adolescente, ao excesso de entidades do outro mundo a aparecerem vezes sem conta até aborrecer, passando pelo argumento comum da casa assombrada onde pessoas morreram e os novos habitantes têm comportamentos alterados… Tudo isto e muito mais contribuem para uma coisa: isenção do medo.

Há alguma coisa pior que ver um filme de terror com uma historia cliché de final previsível? HÁ! É ver um filme de terror sem sentir inquietação, sem sentir o coração a acelerar antes e depois do susto, é não sentir susto sequer, não sentir medo. Porque a verdade é esta: se eu quero rir vejo uma comédia, quero chorar vejo um drama… mas se pego num filme de terror é porque quero sentir adrenalina, quero sentir medo! Por serem poucas as obras que me provocam isso fico sempre reticente antes de decidir ver algo do género.

Nunca dei importância alguma a qualquer tipo de críticas que me chegassem acerca do Actividade Paranormal, fossem elas positivas ou negativas, e foi completamente desprovido de preconceitos pré-concebidos por terceiros que me dispus a ver o primeiro filme.
Quase 3horas depois dava por terminada a ingestão dos dois filmes da saga com um sorriso de satisfação interior.

Que experiência mais diferente de tudo o que já assisti. O modo de filmagem, que por muitas vezes leva o espectador a ser também um interveniente na acção, como os finais imprevistos são factores que revelam algo agradavelmente novo, mas o que me delicia mais é o facto de que a entidade paranormal que anda por ali a assombrar nunca chega a ser revelada em concreto e isso acaba por criar um desconfortante medo do desconhecido. Esse suspense é provavelmente o segredo do sucesso. Excelentes filmes para serem vistos sem interrupção, num sítio escuro, através de um ecrã grande e com o volume bem alto. - 8,5/10