segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Actividade Paranormal 3 [7ª Arte]

Paranormal Activity 3 (imdb)
Terror / Suspense - 83 min.
2011

Nem sei por onde começar esta crítica por causa da confusão que este filme tem causado. O primeiro trailer oficial que vi antes de ir ao cinema pouco ou nada revela sobre o novo filme desta saga a não ser uma parte em que as irmãs Katie e Kristi fazem o ritual para chamar a “Bloody Mary”. [link do trailer]. Quer eu tivesse visto este trailer ou não a minha vontade de ver o filme não se demoveria.

Actividade Paranormal 3 vem na mesma base dos dois antecessores. O factor “medo do desconhecido” continua lá, tendo a ausência total de banda sonora como aliada, o que ajuda à imprevisibilidade no momento do susto. Dou o exemplo daquela câmara estrategicamente colocada entre a sala e a cozinha que de cada vez que se move faz com que preparemos o corpo para um embate sem sabermos de onde poderá vir ou mesmo se chegará a acontecer.
Jessica Tyler Brown, a miúda que faz o papel da irmã mais nova, Kristi, tem um desempenho bastante convincente e realista, fazendo crer que aquilo está mesmo a acontecer-lhe, sendo para mim mais um dos factores que fazem valer a pena ver este filme.

No entanto, a história em si e a razão explicativa pela qual esta sequela existe acabam por pouco ou nada esclarecer e confundem ainda mais a assistência.
Já andei a investigar e li comentários de muitas pessoas que se queixam do mesmo e dizem que é muito provável que haja uma outra versão do filme, a original e mais completa. É verdade que se notam vários cortes no filme, mas tinha presente que os trailers disponíveis podiam ser um aproveitamento de uma ou outra cena irrelevante que não tinha sido incluída durante a montagem para não revelar ao espectador aquilo que pode ver no filme… até que a apresentação que se segue tirou solidez a esta minha teoria.
Conclusão: vi o Actividade Paranormal 3 e gostei muito. O filme prende e é bem sucedido na ansiedade que provoca. Avalio-o em 8/10 mas… se tivesse visto as próximas cenas no mesmo filme talvez lhe desse melhor nota. É que metade disto não acontece. Resta-me esperar por novidades.



P.S. - Quem vai ao cinema ver um filme deste género tendo a mesma atitude com que provavelmente vê os Morangos com Açucar mais valia era ter ficado em casa, o que acabou por não ter acontecido com o grupinho de pitas histéricas que, mesmo depois de chamadas à atenção, desrespeitaram as restantes 30/40 pessoas que estavam na sala.